Blog

A política que desagrega antes de agregar

No mundo corporativo, todos falam em ESG, que prega juntar forças para solucionar problemas comuns e construir um mundo melhor. Nos eventos e congressos só se fala em bem comum e em trabalhar em harmonia. Muitos autores andaram recentemente publicando livros enaltecendo o líder humano, o chefe compreensivo, o ambiente de trabalho diverso e inclusivo. A mídia só fala em tolerância e diversidade. Todo mundo parece caminhar no sentido da civilidade e do bom senso. Aí vem a política e destrói tudo...

Transparência e informação para votar

Não sei você, mas eu sempre tenho certa dificuldade em escolher em quem votar como Congressistas: Deputado Federal e Estadual ou Senador. Essa escolha vai além de partidos e ideologias. Envolve pessoas, que serão nossos representantes no Congresso. E isso é muito importante. Se não tivermos representantes éticos no congresso, de nada adianta escolher o executivo. Felizmente, surgiram diversas plataformas que nos ajudam na hora de selecionar @ candidat@ ideal. Antes de mais nada, dá para saber...

Benefícios Comerciais e Financeiros do ESG

Todos sabemos que implantar estratégias ESG é de fundamental importância para todas as organizações. Seja por pressão regulatória, exigência de mercado, demanda de investidores ou por pura necessidade gerencial, quem não as implementar ficará par trás e terá sua reputação comprometida. Não é mais aceitável o foco puro e simples no lucro. Sucessivas pesquisas conduzidas em países desenvolvidos indicam que adotar a filosofia ESG tem impacto positivo nos negócios. Em bom português: mais lucro, ou...

Nosso artigos

M-commerce: a loja nos equipamentos móveis

Texto baseado em artigo publicado no blog da Rakuten (www.rakuten.com.br). Utilizado com autorização Já não é mais novidade que o mercado móbile (vendas pelo celular e outros equipamentos móveis) está em crescimento acelerado. Até o final 2012 o número de dispositivos móveis em operação deve ultrapassar a população mundial. Estima-se que cerca de 4% dos consumidores do mundo virtual já fizeram pelo menos uma compra...

ler mais

Sinalização Digital – Benefícios

O que é sinalização digital (ou digital signage)? Sinalização digital é um tipo de mídia dinâmica que, por meio de telas de LCD ou plasma, exibe conteúdos virtuais em pontos de venda e outros espaços públicos. A sinalização digital vem ganhando espaço das mídias de tradicionais: televisão, rádio, jornais e revistas. A grande virtude do Digital Signage é que ela permite tanto operar como mídia de massa quanto, no...

ler mais

Wegmans – o melhor supermercado dos EUA

Se as melhores empresas do mundo merecem  nota  10, Wegmans deveria receber  11. Esta cadeia de supermercados do leste Costa dos EUA, com mais de 90 anos de idade, é um negócio de família que gera quase US $ 6 bilhões por ano em vendas. As principais empresas de pesquisa e a mídia especializada rotineiramente apontam o Wegmans como o melhor supermercado dos EUA. Clique nas fotos para ampliar Isso, por si só, já...

ler mais

O futuro do varejo está baseado apenas em tecnologia?

Extraído de O Blog de Cliente, de Maz Iqbal Lendo recentemente o relatório produzido pela PSFK (PSFK Future of Retailing Report 2011) fiquei surpreso pelo fato dele começar enaltecendo o ser humano e a compra como uma experiência social para depois rapidamente enveredar para as maravilhas que a tecnologia pode fazer pelo varejo e pela experiência de compra O relatório implica que, colocando uma montanha de...

ler mais

Fundos Imobiliários

Um dos grandes consumidores de recursos do varejo são os pontos comerciais. A imobilização de recursos reduz a velocidade de crescimento da rede e, frequentemente, compromete caixa acima do razoável, especialmente se o ciclo de prosperidade econômica se mostra mais curto do que o  esperado. Uma forma de contornar este problema é separar o negócio imobiliário do fundo de comércio, deixar sua propriedade para um...

ler mais

Seis tendências para se ficar atento

A NRF 2012, maior evento mundial sobre varejo, que acontece todo ano em Nova Iorque, reuniu cerca de 400 expositores, atraiu 25 mil participantes e apresentou mais de 100 palestras. A seguir, uma síntese das 6 grandes tendências do varejo apresentadas na NRF. 1 - Omni Channel (Oni-canal): Não há mais diferenças entre loja física ou virtual.  O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa....

ler mais

Como lidar com 15.000 novos produtos por ano

De acordo com a Nielsen (www.br.nielsen.com), empresa global de informação e mídia, somente em 2010 foram lançados 15.183 itens e 12.140 foram retirados do mercado. Com essa intensa dinâmica de renovação do portfólio, o varejo, em parceria com a indústria, tem o grande desafio de gerenciar o sortimento de forma eficiente, avaliando se o produto é inovador, coerente com o plano de sua loja e adequado às necessidades...

ler mais

A notável evolução da Classe C

Muito se tem falado sobre a evolução da renda média da família brasileira. Mas como o Brasil é um país de poucos dados estatísticos, e os que existem nem sempre são confiáveis, a gente acaba se fiando mais na opinião dos especialistas do que propriamente em números. A Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) publica um estudo anual sobre a renda média da família brasileira por classe social. Embora os...

ler mais

Estabilidade, consolidação e olho no caixa

A economia brasileira esfriou no terceiro trimestre e receberá um sopro de energia no quarto trimestre em função de fatores típicos da época (décimo terceiro, natal, etc) e também de alguns estímulos promovidos pelo governo, como redução do IPI para alguns produtos e injeção de dinheiro para créditoEssas medidas irão ajudar no Natal de 2011 mas não são suficientes para reverter um grave problema estrutural que...

ler mais

Os muitos "Brasis"

Eu sou consultor profissional há 31 anos e a D.D existe desde 1995. Antes disso eu trabalhava para uma multinacional de consultoria bastante conhecida. Durante este tempo todo muita coisa mudou no Brasil mas há algo que ainda persiste: as enormes diferenças regionaisDiferenças de cultura regional sempre existirão em um país com estas dimensões. Se a gente olhar para os EUA verá a mesma coisa. O texano não é o...

ler mais

Cinco forças de transformação do varejo

Palestra proferida pela Nielsen no primeiro Congresso de Varejo Regional ocorrido em São Paulo, no dia 10 de novembro, organizado pela D.D Consultoria de Negócios e pela Revista Ponto de Venda.A exposição trata de 5 fatores que estão impactando fortemente o varejo: (1) mudanças demográficas profundas no Brasil, (2) crescimento econômico e de renda, principalmente na Classe C, (3) Comportamento do consumidor, que...

ler mais

Quatro alavancas de crescimento do varejo

Meu parceiro Luiz Otávio Nascimento costuma  dizer que o varejo convive permanentemente com o sonho de atingir a todo o seu mercado potencial e a realidade de servir apenas a seus clientes ativos. É claro que é impossível se atingir a todo o mercado potencial exceto se for um monopólio. Em condições normal de disputa de mercado, o público - alvo é o nosso objetivo real. Dentro dele, atendemos aos clientes mas, como...

ler mais

Varejo e as Redes Sociais

Todo mundo só fala de redes sociais. Se a gente for dar ouvidos a tudo que dizem, a vida passa a existir dentro do Facebook. Minha experiência profissional com redes sociais é que elas funcionam muito bem como complemento de marketing, como canal de comunicação bidirecional, como uma forma de se ter contato com o cliente sem maiores formalismos. Entretanto, não são um canal de vendas poderoso e podem funcionar como...

ler mais

Eventos Esportivos e o Varejo

Diversas cidades brasileiras vivem a expectativa dos negócios que serão gerados pela Copa do Mundo de 2014. E o Rio de Janeiro, em particular, se prepara também para a Olimpíada 2016, um segundo evento de grande porte em menos de dois anos após a Copa. O que tudo pode trazer de bom para o varejo?Grandes levas de turistas são clientes paparicados pela indústria de serviços em geral: hotéis, bares, restaurantes,...

ler mais

A antecipação do Natal

Outro dia eu fiquei surpreso ao passar na frente de um shopping center e encontrá-lo totalmente vestido para o Natal. Era dia 20 de outubro...... um pouco cedo para tantoDepois notei que o varejo como um todo antecipou as decorações de Natal. Isso é reflexo da queda de vendas que todo mundo vem experimentando desde agosto. Agosto e setembro são meses tradicionalmente mais fracos. Mas outubro não é e outubro foi...

ler mais
O envelhecimento da população e oportunidades para o varejo

O envelhecimento da população e oportunidades para o varejo

A pirâmide etária brasileira vem se modificando acentuada e rapidamente nas últimas décadas. O censo de 2010 indicou uma taxa de expansão da população (nascimentos menos mortes) de 1,17% ao ano entre 2001 e 2010. Esse índice foi de 1,64% aa entre 1991 e 2000. O resultado é um aumento pequeno do número total de habitantes do país e uma forte mudança na composição etária desta população: muito mais pessoas maduras e...

ler mais

O mercado para cervejas premium e super premium

O mercado mundial de cervejas é tão variado e sofisticado quanto o de vinhos. Entretanto, enquanto o vinho tem status de produto nobre, com todo um ritual associado a ele, a cerveja só goza de mesmo status nos países desenvolvidos. No Brasil, é historicamente um produto barato, de consumo popular e que é bebido de forma totalmente descompromissadaEssa realidade vem mudando nos últimos 10 anos. Hoje, o mercado de...

ler mais

Contato

12 + 7 =