Sempre que a mídia analisa as melhores cidades do país para se vender, o destaque maior é com a velocidade de crescimento da região e/ou com eventuais saltos na renda per capita. Para o varejista, esses fatores são importantes mas a vida não é feita de fronteiras econômicas. Na maior parte das vezes, quando se pensa em expandir a rede de lojas, considera-se a região vizinha à nossa sede. A lógica usual é a da expansão em círculos ao redor da matriz ou seguindo os eixos rodoviários, o que é muito razoável porque ambas as abordagens facilitam a logística. Por outro lado, à medida que o negócio vai se ampliando fisicamente, fica cada vez mais difícil decidir onde abrir as próximas lojas com base na sensibilidade pessoal.
Há pouco, o IBGE publicou um levantamento de caráter recenseatório com os dados populacionais e de produção de todos os municípios brasileiros. Ou seja, o PIB (produto interno bruto) cidade a cidade. Os dados se referem ao ano de 2009 e são os mais recentes disponíveis. Produto interno não é renda mas é uma aproximação válida. Onde a produção é alta, o emprego também o é, bem como o consumo. Ao olhar os números, fica evidente que há centenas de cidades no Brasil – em todas as faixas populacionais – com produto per capital acima da média nacional. Algumas extraordinariamente acima. Nem todas são cidades óbvias. Alguém diria que Catalão (GO) ou Santa Cruz do Sul (RS) tem PIB / capita quase 3 vezes superiores à média nacional? Ou que Serra (ES), é tão rica quanto Joinville (SC)?
A D.D Consultoria retrabalhou os dados do IBGE para elaborar as tabelas em anexo. Elas segmentam os municípios brasileiros em 7 faixas populacionais:
- Menores de 50.000 habitantes
- Entre 50.000 e 75.000 habitantes
- Entre 75.000 e 100.000 habitantes
- Entre 100.000 e 150.000 habitantes
- Entre 150.000 e 300.000 habitantes
- Entre 300.000 e 500.000 habitantes
- Acima de 500.000 habitantes
Em cada faixa, a D.D escolheu os 10 municípios com maior PIB/capita. A exceção é a faixa de menor população, cidades com menos de 50.000 municípios, onde escolhemos as TOP 20 porque a quantidade de municípios neste intervalo é imensa.
O primeiro quadro mostra os dados gerais de população, número de municípios e PIB. Ele nos dá uma base para compreender as tabelas seguintes.
Os 7 quadros que sucedem indicam as top 10 cidades por faixa populacional. A nona tabela se refere à distribuição por estado das cidades com PIB/capita superior a R$ 10.000. E o último quadro mostra a distribuição por estado das cidades com PIB/capita acima de R$ 16.918 (que é a média nacional).
As informações estão em formato de imagem porque o WordPress, onde este blog está instalado, não permite o download de tabelas Excel. Quem quiser manipular os dados, basta enviar um email para contato@dpontod.com.br e nós enviaremos as tabelas originais com prazer.