O impacto emocional provocado pelas cores é algo que todos nós percebemos de forma intuitiva. Um carro vermelho nos dá ideia de potência. Já uma roupa branca remete à pureza. Profissionais de comunicação lapidam seus dons artísticos naturais para potencializar o efeito que as diversas cores produzem no ser humano e, com isso, ajudam a vender produtos, atraem clientes ou geram situações de conforto. Este blog pesquisou alguns estudos sobre o tema e descobriu que há muitas sutilezas e um amplo espaço para interpretação nas análises. O aspecto cultural pode se sobrepor às reações orgânicas e gerar um efeito sobre um indiano que será diferente do efeito criado sobre um norte-americano, por exemplo. Ainda assim, é possível desenhar um quadro que mostra onde agem as cores, porque agem e quais seus principais efeitos sobre o ser humano, principalmente de cultura ocidental, como nós.
As cores estão em todos os lugares. No varejo, podemos utilizar cores na decoração da loja, nos equipamentos, uniformes de vendedoras, decoração do espaço, na preparação das vitrines, exposição de produtos em gôndolas ou prateleiras e até no revestimento do piso. Além, é claro, da logotipia, publicidade e embalagem. Associar seu negócio a um determinado conjunto de cores é importante para definir a personalidade da loja. As cores devem estar sintonizadas com a proposta do negócio e se relacionam de forma específica com o cliente.
A tabela abaixo não pretende ser exaustiva. Seu valor está em ajudar o empresário varejista a tomar decisões baseado menos no subjetivismo (“acho bonito” ou “não está legal”) e um pouco mais em técnica.
A combinação de cores tem a habilidade de atrair tipos específicos de consumidores e influenciar em seu comportamento de compras.
- Preto, laranja e azul escuro: atraem compradores compulsivos. Usado em lojas de Fast Food, lojas de desconto e vendas de liquidação.
- Azul marinho e verde piscina: atraem compradores com orçamento fixo. Usados em bancos e grandes lojas de departamentos.
- Pink, azul claro e rosa: atraem compradores tradicionais. Usados em lojas de roupas.
A D.D é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 17 anos de experiência no mercado brasileiro. Nossa carteira de clientes inclui varejistas de grande e médio portes, bem como manufaturas e prestadoras de serviço