Texto baseado em artigo publicado no blog da Rakuten (www.rakuten.com.br). Utilizado com autorização
Já não é mais novidade que o mercado móbile (vendas pelo celular e outros equipamentos móveis) está em crescimento acelerado. Até o final 2012 o número de dispositivos móveis em operação deve ultrapassar a população mundial. Estima-se que cerca de 4% dos consumidores do mundo virtual já fizeram pelo menos uma compra através desses dispositivos.
Este é um pequeno guia de como preparar uma loja virtual adequada para o mundo do comércio móbile
1. Minimalize a navegação
Uma loja virtual com muitos recursos acaba se tornando algo pesado e confuso. Lembre-se que no mobile os consumidores têm uma perda significativa de dois fatores: velocidade de conexão e tamanho da tela. Uma loja virtual com muitas fotos, vídeos, links para todas as redes sociais e possibilidades de login com o Facebook pode ser muito útil para o e-commerce mas pode assassinar o m-commerce. Essas funcionalidades não apenas dificultam o carregamento da página e comprometem a velocidade da conexão, como consomem muita energia da bateria do seu dispositivo mobile. No lugar de design atrativo opte pela simplicidade, onde o foco seja a facilidade em encontrar o produto desejado. A experiência mostra que 13% dos consumidores mobile não esperam mais do que cinco segundos para um site carregar.
2. Elimine os recursos de flash da sua loja virtal mobile
Nos dias de hoje, aproximadamente 92% das compras mobile são feitas por dispositivos da Apple e estes dispositivos não possuem suporte ao Flash. Usar esta tecnologia na loja virtual implica em desperdiçar 92% do mercado móbile atual. O recomendável é usar HTML5, que além de reduzir o tempo de carregamento das telas, lhe permitirá estar disponível para todo o mercado.
3. Os textos precisam ser curtos e claros
Agregar resenhas de compradores, avaliações de quem tem o produto, vídeos e imagens de alta resolução são fatores chaves de sucesso para uma página de detalhe de produto em uma loja virtual. Entretanto, não funciona da mesma maneira no mundo móbile pela redução do tempo de carregamento do site e pela poluição visual. Na página de produto, foque apenas o essencial. Aposte em textos claros que mostrem sucintamente o diferencial de cada produto.
4. Facilite os pagamentos
É realmente difícil otimizar as formas de pagamento no mobile commerce. Na maioria dos meios de pagamentos usados em comércio eletrônico, são necessárias várias janelas pop-up para concluir o pedido. Para o m-commerce, tente aproveitar as informações cadastrais que já estão armazenadas e autorizadas pelo cliente e abrevie o processo. A possibilidade da “compra com um clique” reduz bastante o drop-out (a desistência do cliente na hora de fechar a compra).
5. Por quê não aplicativos?
Se 92% dos consumidores mobile são usuários de dispositivos da Apple, por que então não apostar no desenvolvimento de aplicativos de lojas virtuais? É uma ideia tentadora. A melhor estratégia é a de começar desenvolvendo um aplicativo gratuito para usuários de iPhones, iPods e iPads, que são a maioria hoje no mercado, e depois criar aplicativos para outros sistemas (Android, Windows Mobile, etc.). Isso permitirá a seus potenciais clientes utilizar o aplicativo que estiver instalado no smartphone, reduzindo o risco de se gerar frustração pela pouca adequação da tecnologia da loja à tecnologia do dispositivo utilizado para acessá-la.
O m-commerce certamente não irá substituir o e-commerce. Porém esse é um canal em franco crescimento, que permite uma forte diferenciação com relação à concorrência, atende a um consumidor com alto poder aquisito e que é adepto de novas tecnologias, com alta taxa de conversão entre visitação e compra