A inovação tem sido a chave para a evolução da humanidade e para a construção de riqueza. No Brasil, sempre se associa a palavra “inovação” com tecnologia. Não há uma razão clara para isso mas sempre que eu falo de inovação eu percebo que as pessoas imaginam processos produtivos novos, produtos únicos e coisas do gênero. Peça a algum brasileiro para dar um exemplo de empresa inovadora e ele provavelmente dirá “Apple”, ou algo assim.

Inovação é tudo o que é novo. Claro que inovação tecnológica é importante quando se trata de empreendimentos industriais. Mas inovar não significa inventar um novo iPod por ano. Inovar significa renovar seu negócio nas várias facetas que um negócio possui: seu modelo de gestão, sua cultura, os processos de trabalho, a organização, a comunicação, o marketing, a comercialização… e também os produtos e o processo produtivo.

brigadeirosÉ muito fácil dar exemplos prosaicos de como a inovação trouxe sucesso. Poucos anos atrás, o brigadeiro era um docinho de festa infantil feito pela vovó com leite condensado e chocolate granulado comprado no mercado. Mas pessoas inovadoras transformaram o brigadeiro em um produto gourmet. Estas pessoas reinventaram o produto adicionando novos ingredientes, mudaram embalagem, a apresentação, o formato de loja onde ele é vendido, a comunicação, a experiência de consumi-lo …. enfim, inovaram.

Outro exemplo é o próprio negócio de consultoria. Os clientes hoje não querem mais receber relatórios bonitos dizendo o que deve ser feito. Eles querem os consultores fazendo o que deve ser feito a 4 mãos com seus executivos, ou até mesmo prestando serviços em regime contínuo. Não foram os clientes que pediram isso. Foram algumas empresas de consultoria que perceberam que isso seria bem aceito pelo mercado. Ousaram, arriscaram, inovaram e estabeleceram um novo modelo para esta atividade.

phoca_thumb_l_dsc08407Mais um exemplo: as baladas estão se tornando repetitivas. Os jovens querem coisas novas, diferentes, alternativas. Um sujeito comprou um grande ônibus de turismo, desses enormes. Reformou os espaços internos e criou uma pequena boate móvel. O ônibus circula pela noite enquanto os convidados se divertem com música e bebida a bordo. É um passeio seguro, de pouco mais de 2 horas, pago a peso de ouro pelos interessados. A empresa tem fila na porta. Eles inovaram

No mundo todo, inovação é algo estimulado e financiado. No Brasil, a inovação é reduzida a tecnologia. Como o Brasil pouco cria em matéria de tecnologia, fica sempre a sensação de que somos pouco inovadores. Na verdade, é exatamente o inverso. Muito do que o brasileiro denomina de jeitinho é nada mais, nada menos, que pura inovação. O sujeito alugou uma van, abriu uma porta lateral e está vendendo churrasquinho no ponto de ônibus? Parabéns. Ele é um grande inovador.

A-importancia-de-inovarA cultura e a burocracia brasileiras preferem ignorar esse fato auspicioso. Ou melhor, tem a visão distorcida que todo esse imenso conjunto de novas opções são alternativas desesperadas de pessoas que não encontram emprego, não tem qualificação para um cargo formal ou, no extremo oposto, tem dinheiro pra jogar fora.

Mas visto da maneira correta, tanto a empresária que reinventou o brigadeiro quando o cidadão que criou o churrasquinho-de-gato express deveriam ser valorizados, estimulados, financiados e culturalmente suportados pela sociedade e pelo governo. Porque é da soma dessas pequenas iniciativas que vem o progresso. É dele que surge a cultura de se investir em coisas novas. E é dessa cultura que vem a propensão a se arriscar em coisas maiores, na grandes inovações tecnológicas, nas grandes ideias de risco

inovacao2Nós temos de parar de enxergar as pequenas criações do dia-a-dia como algo sem valor e sem perspectiva. É o oposto. Que mais e mais pessoas surjam com ideias novas. Que mais e mais investidores apostem nessas pessoas. Que a sociedade valorize cada vez mais os seres criativos. E que o governo pare de despejar a montanha de custos burocráticos em cima de todos nós. Mais inovação e menos custo Brasil. É o que precisamos

A Prosperidade Consultoria é uma empresa fundada em 1994. Com amplo histórico de projetos em estratégia corporativa, internacionalização de negócios, modernização gerencial e processos de transformação empresarial, a Prosperidade vem se consolidando como consultoria de excelência em temáticas emergentes, dentre as quais inclusão, diversidade e mercados micro-segmentados