Como muitos outros produtos, a Nutella é um reflexo da pobreza em que a Europa mergulhou durante e após a II Guerra Mundial. O creme de avelã foi criado pelo Sr Pietro Ferrero (o mesmo da Ferrero Rocher) como alternativa ao chocolate, que era escasso e custava 6 vezes mais caro na época. A avelã, sendo originária do Piemonte, onde ficava a fábrica do Sr. Ferrero, estava disponível e era muito barata.

O produto foi lançado em formato de creme para que as mães pudessem passar no pão e servir como parte do café da manhã. O Sr Ferrero batizou seu produto de Supercrema Gianduia. Somente em 1964 o Supercrema Gianduia foi rebatizado como Nutella, o que lhe dava um apelo de marca mais internacional – o prefixo nut era muito bem aceito em países de lingua inglesa.

A Nutelleria foi uma dessas idéias geniais. A primeira loja foi aberta experimentalmente em Bolonha, em 2001, e se tornou sucesso imediato. A proposta era uma alternativa original às redes de fast-food. Tudo no cardápio é feito de Nutella, até os itens salgados. Claro que tem a mão do italiano, que transforma qualquer comida em uma obra de arte.

A rede Nutelleria vem se espalhando por outras cidades e chegou também à Alemanha, onde virou uma febre. Ainda não há nenhuma aberta nas Américas mas certamente é questão de tempo.

A idéia de se transformar um produto em um conceito gastronômico é bem interessante. Assim como a Nutella, o leite condensado é um ingrediente presente em inúmeras receitas.

Observação: desde que esta matéria foi publicada originalmente, recebemos mais de 50 consultas de empreendedores interessados em abrir uma franquia da Nutelleria no Brasil. A D.D Consultoria não tem qualquer relacionamento com a Ferrero Rocher e não há possibilidade de se intermediar tal tipo de solicitação. A matéria aqui publicada tem caráter meramente jornalístico. Entretanto, podemos auxiliar empresários que tenham como objetivo desenvolver um empreendimento novo a partir de um conceito semelhante.

A D.D Consultoria de Negócios é uma butique de consultoria voltada para assuntos gerenciais e estratégicos com 18 anos de experiência no mercado brasileiro. Nossa carteira de clientes inclui empresas de grande e médio portes, em todo o país. Estamos localizados em São Paulo e temos escritórios parceiros em Recife, Salvador e Porto Alegre.