O mercado mundial de cervejas é tão variado e sofisticado quanto o de vinhos. Entretanto, enquanto o vinho tem status de produto nobre, com todo um ritual associado a ele, a cerveja só goza de mesmo status nos países desenvolvidos. No Brasil, é historicamente um produto barato, de consumo popular e que é bebido de forma totalmente descompromissada

Essa realidade vem mudando nos últimos 10 anos. Hoje, o mercado de cervejas premium (as Bohemias e Heinekens) ou as super premium (cervejas artesanais e especiais importadas de pequenas cervejarias) crescem a uma taxa que ninguém consegue precisar mas que deve estar na casa dos dois dígitos. O fato é que o segmento premium já representa 5% do volume total vendido e o super premium fica por volta de 0,5%. Considerando que a produção total brasileira é de 12,5 bilhões de litros, o mercado das cervejas premium e super premium representa nada desprezíveis 700 milhões de litros


As grandes cervejarias (Ambev, Schincariol e Heineken) representam boa parte da oferta de cervejas premium e entraram com força na super premium. A Inbev, controladora da Ambev, possui mais de 200 rótulos de cerveja em todo o mundo e aos poucos vai trazendo para o país novos produtos que vão desde as populares BudWeiser e Norteña (aqui ainda consideradas premium) até as mais sofisticadas Stella Artois, Leffe, Hoegaarden e Franziskaner. A Schincariol, por ser de capital nacional, optou por uma agressiva estratégia de aquisição de cervejarias artesanais (Baden-Baden, Devassa, Eisenbahn), mantendo os rótulos e estilos originais e agregando marketing e distribuição. A Heineken vai pelo mesmo caminho da Ambev. Seus rótulos são, em sua larga maioria, considerados super premium no Brasil (Amsteel, Birra Moretti, Sol,  Dos Equis, e muitas outras)

Este blog é de opinião que o mercado de cervejas premium e super premium continuará crescendo a taxas elevadas à medida em que o paladar brasileiro se habituar aos mais de 80 estilos diferentes de cerveja existentes no mundo, desde as convencionais lager pilsen até as exóticas Lambics, Abbey Dubbel, Bière-de-Garde ou Trapistas. O próprio grupo que controla a D.D Consultoria tem interesses no mercado varejista de alimentos e bebidas e procura por oportunidades associadas a cervejas especiais


Para maiores informações gastronômicas sobre cervejas especiais, consulte o blog abaixo:


http://worldbeer2.blogspot.com/