Provadores virtuais foram introduzidos cerca de 2 anos atrás em sites de venda de roupas. Várias lojas brasileiras já disponibilizam esse serviço em seus sites. Uma rápida pesquisa em mecanismo de busca permite identificá-las.

Entretanto, o que tinhamos até recentemente era bastante simples. Resumidamente, o sistema pede que o usuário ligue a câmera de seu computador e fique de frente a ela. Uma foto é batida (ou a imagem é capturada, no jargão tecnológico). Sobre esta imagem, o sistema projeta uma foto simples da roupa e disponibiliza ao usuário comandos de ampliação ou redução da imagem da roupa de modo a fazê-la compatível com o corpo fotografado da pessoa. Em suma, uma imagem sobre outra simulando que a pessoa veste aquele produto

O resultado é muito parecido com o da cliente pegar um produto na gôndola e jogar sobre o corpo antes de ir ao provador real. É aquela pré-seleção que o cliente dá ainda no corredor da loja

Porém a Tesco conseguiu dar um passo adiante. Um novo software disponibilizado no site e na loja virtual do Facebook solicita uma série de informações do cliente potencial. Dados como altura, tamanho do busto, quadril, cintura, peso, etc. São cerca de 50 parâmetros biométricos que permitem ao software criar um avatar, ou seja, um corpo virtual que seja cópia fiel do corpo do cliente. Ao se solicitar a “prova” da roupa, o sistema veste o avatar e permite ao potencial comprador girá-lo em todas as direções. E com base nas medidas e parâmetros oferecidos, o sistema se encarrega de sugerir à cliente o tamanho certo de cada roupa escolhida.

Há um video  no Youtube descrevendo como o virtual fitting room funciona

E ele pode ser acessado diretamente no site da Tesco e também na loja do Facebook

http://www.clothingattesco.com/

https://www.facebook.com/Clothingattesco

Biometria vem sendo também utilizada em associação com sinalização digital em lojas físicas. Câmeras colocadas em uma gôndola de, digamos, cosméticos permitem identificar o sexo, a cor da pele e outras características básicas do potencial cliente. Com base nestas informações, o sistema seleciona a peça publicitária que seja mais pertinente e atraente para aquele dado perfil de cliente. Isso evita que um homem branco de 50 anos seja bombardeado com propaganda de maquiagem feminina para adolescentes morenas enquanto estiver observando a gôndola.

A D.D Consultoria foi fundada em 1995 como uma butique de consultoria gerencial. Ao longo dos anos temos servido uma carteira crescente de empresas varejistas, em todo o Brasil. Fale conosco através do email contato@dpontod.com.br e veja como podemos ajudá-lo a aperfeiçoar ainda mais sua empresa