O que é sinalização digital (ou digital signage)?
Sinalização digital é um tipo de mídia dinâmica que, por meio de telas de LCD ou plasma, exibe conteúdos virtuais em pontos de venda e outros espaços públicos. A sinalização digital vem ganhando espaço das mídias de tradicionais: televisão, rádio, jornais e revistas.
A grande virtude do Digital Signage é que ela permite tanto operar como mídia de massa quanto, no extremo oposto, a ultra-segmentação. Ou seja, no limite, cada painel de uma rede pode veicular uma informação (seja ela publicitária, de utilidade pública ou qualquer outra) específica, segundo uma programação e periodicidade próprias. Esta característica única traz ao Digital Signage a capacidade de se comunicar de forma extremamente eficaz com públicos pequenos e homogêneos ou com grandes grupos de consumidores.
A sinalização digital é uma mídia invasiva (no sentido que o cliente fica exposta a ela quer queira, quer não queira), pertinente (ou seja, totalmente relacionada com o ambiente e o target) e que pode ser utilizada tanto em pontos de venda quanto em pontos de tráfego
Seis Aplicações para Sinalização Digital
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Realidade da Sinalização Digital no Brasil
- Mídia consolidada no exterior, mas relativamente recente no Brasil
- Muita experimentação, pouca técnica
- Excesso de otimismo em torno da exploração publicitária da mídia
- Cases vem demonstrando o que funciona (aumento das vendas) e o que não funciona (publicidade)
- Custos de implantação e operação caindo continuamente e dentro do alcance de praticamente qualquer varejista
- Tecnologia não é problema. Conteúdo é o elemento crítico
Benefícios da Sinalização Digital
Ao varejista:
- Aumento do Ticket médio
- Receita adicional
- Redução de custos de merchandising
- Possibilidade de redução de custos de treinamento e endomarketing
Ao anunciante:
- Aumento de vendas de suas marcas
- Redução da produção de materiais de ponto de venda
- Redução da dispersão. Mídia extremamente segmentada
À audiência:
- Aumento do grau de informação
- Sensação de maior atenção e cuidado
- Sensação de modernidade
- Mais conforto. Menor poluição visual
Passos para implantação de um programa de sinalização digital
- Definição da estratégia: levando em conta fatores tais como objetivos pretendidos, critérios de segmentação de público-alvo, análise de fluxo e massa crítica, posicionamento e gerenciamento de categorias
- Ambientação: escolha do hardware, projeto de arquitetura e técnico, adaptação e análise das árvores de decisão
- Conteúdo: criação, produção, infortainment, treinamento das agências
- Venda de publicidade: definição do modelo comercial, produção das grades ideais, integração com agências do cliente, integração com outras redes
- Operação: operação da central, programa de manutenção
- Métricas: controle dos fluxos, controle da segmentação, controle de retorno e eficácia do programa
Investimentos e Custos
- O investimento é função do tipo e quantidade de displays, da complexidade da instalação e da sofisticação da grade inicial de programação.
- Os custos operacionais são função da periodicidade de substituição de vinhetas comerciais e conteúdo programático.
- É possível locar/”leasar” diversos equipamentos (displays, computadores, etc.) ao invés de adquiri-los.
- É possível conquistar suporte financeiro de patrocinadores.
- Um projeto de digital signage para varejo se paga entre 6 e 18 meses, na grande maioria dos casos.