Consultoria tem sido a minha vida há mais de 40 anos. Já prestei serviços no Brasil, alguns países da América Latina, EUA e África. Tive a oportunidade de atender dezenas de clientes europeus e asiáticos. Fui funcionário de multinacional, mantenho meu próprio escritório há 28 anos e hoje estamos fortemente orientados a ajudar as empresas a implantar políticas ESG.
Empresas chamam consultores por diversas razões: opinião independente, resolver problemas excessivamente complexos, investigar o estado da arte, selecionar a melhor solução técnica, desenhar programas de mudança cultural, reestruturar a empresa, etc. Essas necessidades sempre existiram e continuarão a existir. Então porque as grandes consultorias tem sido criticadas?
Há anos eu percebo que toda consultoria aplica apenas a solução que ela tem (a chamada “metodologia”) e muitas vezes o problema do cliente não é resolvido. Consultorias despendem muito tempo e energia desenvolvendo novas metodologias a partir do que elas entendem sejam as necessidades futuras do mercado. Qual mercado? o eixo norte: Europa – EUA. Os mesmos métodos são utilizados nos demais mercados na suposição que sejam igualmente adequados. Em minha opinião, não são.
Aspectos como o background cultural de cada país, suas relações sociais, os hábitos e costumes, a estrutura de poder na empresa ou até mesmo a forma como cada problema se manifesta muda substancialmente de um lugar para outro. No início dos anos 90 eu fiz um mestrado internacional em Boston. Minha classe tinha 66 pessoas vindas de 25 países. O método era case discussion. Era impressionante as visões completamente diferentes que cada aluno tinha do mesmo problema. Lembro de um caso onde para mim o problema era de processo. Um americano entendia que era uma falha nas regras de governança. Um nigeriano dizia que “obviamente” era falta de informação. E os orientais afirmavam convictamente que faltava um chefe que ditasse o que tinha de ser feito. Traga isso para a vida real e uma consultoria estaria tentando resolver o tal problema usando a mesma metodologia no mundo todo, independentemente de como a sociedade local o avalia.
A América Latina tem traços culturais próprios. Somos sociedades tolerantes com a mentira o que faz com que desconfiemos das promessas. O latino não acredita no poder público e nem na justiça fazendo com as relações pessoais de confiança se sobreponham ao currículo profissional. A indisciplina e o desrespeito generalizado às regras são uma constante em nossa cultura, fazendo com que o improviso e as soluções paliativas se tornem parte do dia a dia. Brasileiros são interpretativos ao invés de literais. As regras não são aceitas da forma como estão escritas e sim entendidas de acordo com o código próprio de cada pessoa. Esse é o contexto que explica porque as metodologias consultivas estrangeiras, criadas para outro ambiente cultural e empresarial, tem sucesso limitado no nosso mundo corporativo
Temos uma filosofia de trabalho que respeita bastante a sociologia, a psicologia e a cultura brasileira. O foco das nossas atividades é o ser humano. O componente técnico obviamente não é desprezado mas há o reconhecimento de que competência técnica é mais fácil de se obter do que a capacidade de se gerenciar um universo humano cada vez mais multifacetado, díspar e específico de cada empresa. Um aspecto a se ressaltar é a interessante percepção de que não se ensina gestão a líderes. Você os municia com boa e abundante informação, provê network de alto nível e cria a oportunidade dele expandir a rede de relacionamentos relevante para si e sua empresa. O restante o líder faz sozinho.
Em suma, ao invés do consultor provedor de soluções gerenciais, temos as pessoas no centro dos holofotes e o consultor provendo condições para que elas resolvam seus próprios problemas, com um aporte apenas suplementar de recomendações e soluções técnicas.
A se julgar pelos resultados e grau de satisfação dos nossos clientes, estamos no caminho certo.
A Prosperidade Consultoria é uma empresa fundada em 1994. Com amplo histórico de projetos em estratégia corporativa, internacionalização de negócios, modernização gerencial e processos de transformação empresarial, a Prosperidade vem se consolidando como consultoria de excelência em temáticas emergentes, dentre as quais inclusão, diversidade e mercados micro-segmentados