Todo mundo só fala de redes sociais. Se a gente for dar ouvidos a tudo que dizem, a vida passa a existir dentro do Facebook. Minha experiência profissional com redes sociais é que elas funcionam muito bem como complemento de marketing, como canal de comunicação bidirecional, como uma forma de se ter contato com o cliente sem maiores formalismos. Entretanto, não são um canal de vendas poderoso e podem funcionar como um tiro no pé. Da mesma forma que algo bom pode ser replicado sem maiores esforços, algo ruim ganha imediatamente ares de catástrofe. Então, é preciso ter cuidado quando se usa redes sociais.
Minha recomendação para meus clientes é que tenha na sua equipe um profissional (senior, se possível) que conheça muito bem o cenário virtual e administre a vida virtual não comercial das empresas. Nesse contexto, o twitter, Orkut, Facebook, outras eventuais redes sociais, blogs, áreas de comunicação no site, etc, ficarão sob responsabilidade desse profissional, o qual acionará os canais internos da empresa (marketing, jurídico, operacional) sempre que algo relevante, e que tenha capacidade de manchar a imagem da empresa, aconteça
É fácil perder o controle sobre o que acontece no mundo virtual. E raras são as empresas varejistas que são unanimidade, ou seja, ninguém nenhum defeito nelas. Via de regra, o mundo virtual é um teto de vidro para todos nós