Se as melhores empresas do mundo merecem  nota  10, Wegmans deveria receber  11. Esta cadeia de supermercados do leste Costa dos EUA, com mais de 90 anos de idade, é um negócio de família que gera quase US $ 6 bilhões por ano em vendas. As principais empresas de pesquisa e a mídia especializada rotineiramente apontam o Wegmans como o melhor supermercado dos EUA.

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Isso, por si só, já seria um sucesso e tanto. Mas a Wegmans vai além. Desde 1998, ela faz parte da lista de “Melhores Empresas para se Trabalhar” preparada pela revista Fortune. E foi a campeã em 2005. Então a pergunta é: como é possível a uma rede de 77 lojas, de controle familiar e quase 100 anos de idade conseguir manter um padrão de excelência tão elevado e por tanto tempo?

Sua receita de sucesso não é assim tão extravagante. A execução é que explica o sucesso. Primeiro, seja um empregador extraordinário. A Wegmans faz um esforço incansável e apaixonado para manter seus 41.000 funcionários felizes. Os empregados desfrutam de horários flexíveis, possuem amplas oportunidades de carreira e podem se aproveitar do programa de bolsa de estudos da empresa que já beneficiou cerca de 25.000 pessoas, consumindo mais de US $ 81 milhões. É difícil encontrar alguém trabalhando lá que não esteja sorrindo e se esforçando para agradar os clientes. Isso se traduz em baixo turnover e alto índice de fidelidade dos consumidores.

Para criar uma experiência de compras sempre surpreendente, a Wegmans tornou-se um verdadeiro destino turístico nas localidades onde está instalada. Para muitas pessoas, fazer compras lá é não apenas satisfazer uma necessidade de abastecimento do lar como um belo de um entretenimento. O ambiente é semelhante ao de um Shopping Center sem paredes, em contraste com a asséptico, frio e meio fluorescente ambientação que predomina nos supermercados em geral. Ao contrário do habitual, os clientes da Wegmans não correm de gôndola em gôndola na ânsia de concluir suas compras o mais rapidamente possível. As pessoas se movem lentamente e apreciam tudo como se estivesse em uma galeria de arte. Os clientes podem relaxar em bares de chás exóticos, escolher refeições preparadas por chefs verdadeiros ou ordenar coquetéis favoritos em embalagens para levar para casa.A empresa frequentemente testa novos formatos de ambientação, todos voltados para surpreender e aumentar a conveniência do cliente.

Uma de suas características notáveis é o esforço para se manter na vanguarda na adoção de novas técnicas e tecnologias. A Wegmans foi fundamental no desenvolvimento e implementação de normas de código de barras no início dos anos 70; esteve entre as primeiras a utilizar os cupons eletrônicos e cartões de fidelidade;  reinventou o design de supermercado e também o merchandising; e implantou o conceito de “compre produtos locais” (Buy American) antes de se tornar uma tendência. Entre as novidades atuais estão um sistema que gera uma lista de compras de ingredientes a partir de receitas escolhidas pelo cliente e um aplicativo para o iPhone que organiza a lista de compras do cliente de acordo com a distribuição das gôndolas.

Dentro da filosofia de ajudar a melhorar a comunidade a Wegmans apóia inúmeras causas e eventos nas áreas geográficas de influência. A marca Wegmans está solidamente associada com o atributo “bondade”, tanto dentro quanto fora das lojas, solidificando ainda mais a lealdade daqueles que trabalham e compram lá.

Uma característica final é que a família controladora dá rosto ao negócio. Em qualquer final de semana não é incomum ver o CEO Danny Wegman empurrando um carrinho, fazendo suas compras, conversando com funcionários e clientes.Os clientes costumam revelar  a ele que consideram a Wegmans como a extensão de suas casas.

Tudo isso somado trouxe à Wegmans uma aura de magia que a transformou na melhor rede de supermercados dos EUA